Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Pensamentos Civilizados: da Cristologia como antropologia aperfeiçoada e da epistemologia como romaria intelectual - refutação definitiva ao pensamento de Claude Lévi-Strauss constante no capítulo 1 da obra Belonging in the Two Berlins, de John Borneman

1) Se Cristo é antropologia aperfeiçoada, se Cristo é o caminho, a verdade e a vida, se Cristo fez de São Pedro chefe dos Apóstolos, a ponto de confiar a ele a chave do Céu, então Ele é o fundamento da liberdade, o fundamento por meio do qual abro caminhos onde acabo me encontrando com o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, após fazer o trabalho acumulado de escutar e conservar o que é conveniente e sensato dos que me antecederam, a base de toda uma reta tradição.

2) Se meu eu está revestido de Cristo, através da santa eucaristia, então toda experiência que vier a acumular em uma determina área do saber, em um determinado assunto, em uma determinada circunstância servirá de ponto de partida para uma investigação mais profunda, pois servirá de caravançarai por meio do qual eu faço uma viagem e troco o que sei pelo que não sei e que tenha fundamento no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, de modo a aprimorar ainda mais o meu conhecimento, levando-me a obter um mundo ainda mais rico através do saber, o que caracteriza ganho sobre a incerteza.

3.1) Cristo é juiz de toda a História - ele é onipotente, ele é onissapiente e é ouvinte onisciente. Quanto mais conto a Ele o que descubro e a forma por meio da qual descubro as coisas, mais coisas vou descobrindo.

3.2) Não é a História que me leva a qualquer caminho, mas a verdade, desde que Cristo seja o fundamento das coisas, uma vez que as coisas foram criadas por Deus com muito amor. E a civilização humana existe para promover a grandeza da criação, em Deus fundada.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2020.

Postagens Relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/08/do-cristao-medio-como-verdadeiro-homem.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/04/notas-sobre-cristologia-do-heroismo-e.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/02/todo-poder-vem-de-deus-nao-do-povo.html

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/02/sobre-arte-de-conhecer-alguem.html

Matérias relacionadas:

São João Paulo II conhecia os perigos de uma antropologia ruim: http://beteshis.com/1gxf

Um comentário: