Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Notas sobre a metanóia ou a morte definitiva do individualismo metodológco dos austríacos

1) Quando como da carne e bebo do sangue de Cristo, ocorre em mim uma troca autística - já não sou eu mais que vivo em mim, mas Cristo.

2) Se o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem a vive em mim e eu passo a viver no coração d'Ele, então este é o ponto mais alto da economia da comunhão, pois sou chamado a servir a Cristo de modo que todos ao meu redor possam amar e rejeitar as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

3) Não haverá mais um individualismo metodológico - o falso homem que havia em mim, que conservava o que era conveniente e dissociado da verdade, deu lugar ao verbo que se fez carne, à verdade em pessoa, que vive a vida de modo a fazer a vontade do Pai, de tal modo que tudo o que façamos de bom reflita realmente a glória de Deus.

4.1) O verdadeiro Deus e verdadeiro Homem foi-nos igual a tudo, exceto no pecado - por isso é antropologia aperfeiçoada. E na antropologia aperfeiçoada, Cristo é o método para se chegar ao Pai, pois ninguém vai ao Pai senão pelo Filho.

4.2) Como Cristo é rosto divino no Homem e rosto humano de Deus, ele é o modelo da individualidade perfeita - e quanto mais o imitarmos, mais próximos da Jerusalém celeste estaremos, a ponto de a sociedade política ser marcada por um povo que ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, na conformidade que vem de Deus, a ponto de servir a Ele em terras distantes, visto que Ele quis que seu Santo Nome fosse publicado entre os povos que fossem estranhos às letras do Evangelho.

José Octavio Dettmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário