Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Em tempos de polêmica na rede, mortifique seu eu (ora et labora)

1) Ainda que eu esteja navegando os mares tempestuosos das polêmicas de facebook, eu fico aqui estudando, meditando e escrevendo - só os que estão aqui para aprender o que tenho a dizer é que estão me acompanhando, uma vez que não quero os aplausos deste mundo, pois as vaias que tive ao longo da vida antes da rede já me bastam.

2.1) Isso me ensinou uma grande verdade: para navegar em todo e qualquer mar incluindo a internet, você deve mortificar seu eu todos os dias - se você for cheio de si até o desprezo de Deus, isso é como dirigir sob a influência do álcool ou sem habilitação: é crime, pois a liberdade será servida com fins vazios, a ponto de se tornar uma forma de assassinato de reputação.

2.2) É dentro deste eu constantemente mortificado que tento ser a ponte onde dois bicudos não se beijam - naquilo que há de sensato no Olavo, eu faço a ponte com os dados da verdadeira história do Brasil, bem apontados por Loryel Rocha.
 
2.3) Para mim, o Brasil de 1822 está superado - por mim, quero que o Brasil volte a ser parte daquilo que era antes daquele ato de apatria praticado por D. Pedro e por José Bonifácio, a ser parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e deixe de ser um império criado para não servir ao verdadeiro Deus e verdadeiro Homem estabelecido em Ourique.
 
3.1) Toda a filosofia que estou desenvolvendo leva em conta todo o estado da questão discutida por estes filósofos em suas respectivas obras, sejam elas livros, vídeos, podcasts, o que for.
 
3.2.1) Dentro das minhas possibilidades, faço o melhor trabalho que posso.

3.2.2) Meu trabalho deve ser visto como uma tentativa embrionária de conciliar este conflito que marca o Brasil de hoje. Não nego a importância do Olavo como filósofo, mas também reconheço o excelente trabalho de Loryel ao difundir o estudo da história de Portugal, coisa que nos foi sonegada desde a escola.
 
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário