Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Comentários adicionais ao meu artigo de ontem

1) A respeito do artigo que escrevi sobre a pedagogia da pobreza, a verdadeira riqueza está no verdadeiro Deus feito homem, no príncipe que transforma os outros homens - então mendigos, estigmatizados pelo pecado - em príncipes como ele.

2) A verdadeira função empresarial pura está em viver como se dependesse de Deus para tudo. Por isso, a mendicância é a base para tudo. Se não imitarmos os mendigos, não podemos ser bons empreendedores. O mercado nada mais é do que o constante encontro entre esses príncipes criados por Cristo com outros Cristos mendigos. Deus (Bóg) cria a figura do rico (bogaty) para ajudar o pobre (ubogi). Eis a economia da salvação - ela continua a trindade no plano operativo das coisas, já que é destinada à salvação de muitos.

3) Se formos levar as coisas a ferro e a fogo, então o catolicismo é essencialmente isto, pois viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus é essencialmente mendicância. Somos o que somos porque somos livres para fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus é fazer o bem, promover o bem comum, a Santa Criação; se vivemos contra a vontade de Deus, nós vivemos abaixo da condição humana, que é a de ser a primazia da Criação. Não foi para isso que fomos feitos - por isso, é pecado. Fora da lei de Deus, somos o pior dentre os animais, como bem apontou Aristóteles. Por isso que ele disse que o homem é o animal que erra. Entre a lei de Deus e o amor de si, ele escolheu o que era conveniente e dissociado da verdade. E foi por essa razão que Cristo foi enviado.

4.1) Bóg é Deus, em polonês; bogaty é rico, em polonês e ubogi é pobre, em polonês. As três palavras possuem o mesmo radical nessa língua, o que torna o raciocínio perfeitamente claro de ser imaginado, se a pessoa tiver um pouco de conhecimento deste idioma.

4.2) Quando progredi na língua de São João Paulo II, eu progredi também no meu conhecimento filosófico, em razão das nuances do polonês, comparadas com o português. Este é o segredo para estudar esta língua. Você precisa servir a Cristo nestas terras tal como Crucificado de Ourique mandou nossos ancestrais pra cá. Eis o encontro de duas tradições cristocêntricas. Se São João Paulo II fala que devemos respirar a Igreja com dois pulmões, então respiremos o senso de tomar como um lar em Cristo dentro dessa forma, tomando tanto o Reino Unido Unido de Portugal, Brasil e Algarves quanto a Polônia como um mesmo lar em Cristo. Eis os dois pulmões do nacionismo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário