Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2019

Notas sobre a simbólica do tetraedro

1) Os platonistas afirmam que há cinco sólidos no mundo: o cubo, o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Enquanto o cubo e o dodecaedro são masculinos - e o octaedro e icosaedro são femininos - o tetraedro tende a ser hermafrodita, dado que ele se funda nele mesmo.

2) O hermafrodita é um híbrido de Hermes com Afrodite - como tem os dois sexos, então ele não tem papel definido, a ponto de ser uma verdadeira aberração, uma vez que não há como definir um papel para ele na sociedade, dado que a divisão do trabalho na sociedade se dava pelo sexo e pela idade. Por isso, eles se tornavam uma espécie de classe ociosa, uma classe sui generis.

3.1) No mundo pagão, a classe ociosa tende a estar sempre associada com a figura dos sacerdotes, dos administradores do templo.

3.2.1) Como o hermafrodita não pode reproduzir-se, então ele acaba se dedicando a coisas fundadas no amor de si até o desprezo de Deus, fazendo dos templos casas de comércio. 

3.2.2) Por isso mesmo, eles praticavam a crematística e a usura - cobrança de empréstimos tendo por fundamento o amor de si, o autointeresse, uma vez que o metal, tal como os hermafroditas, não pode se reproduzir. E as moedas usadas no comércio eram cunhadas no templo - por isso mesmo, propriedade do templo, tal como um banco.

4.1) Essa prática de fazer do templo casa de comércio influiu na sociedade judaica, pois o mundo antigo havia sido fortemente helenizado. Jesus combateu essa nefasta influência grega do judaísmo ao expulsar os vendilhões.
4.2.1) Para corrigir a verdadeira instituição do sacerdócio, ele estabeleceu que homens heterossexuais, e não hermafroditas, fossem os sacerdotes.

4.2.2) O homem é propenso ao sacrifício e ao heroísmo, capaz de imitar o exemplo de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Por conta dessa propensão do sacrifício, os homens podiam morrer para si mesmos de modo a amarem suas esposas tal como Deus amou a sua Igreja, a ponto de serem de pais duas próprias proles ou pais de muitos, tal como ocorre na figura do padre.

4.2.3) Por conta disso o tetraedro passou a ser símbolo do homem católico, do homem que vive em conformidade com o Todo que vem de Deus. Ele refletia as duas naturezas de Cristo, a natureza divina e a natureza de homem.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 9 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário