Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Notas sobre ciência e arte popular

1.1) Povo é o conjunto de pessoas, não de indivíduos.

1.2.1) Pessoas que tomam o país como um lar em Cristo são as que se santificam através do trabalho, pois são chamadas a servirem a Deus e ao próximo dentro daquilo que de melhor são capazes de fazer.

1.2.2) O conjunto de pessoas que se associam de modo a fazer com que uma determinada comunidade seja tomada como um lar em Cristo e passe a ter uma razão para viver seu destino histórico e ser alguma coisa neste mundo de lágrimas se chama povo. E esse povo é de Deus, pois ama e rejeita as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento.

2.1) Quando o povo de Deus de uma determinada região geográfica encontra uma razão de ser fundada no verdadeiro Deus e verdadeiro Homem para servir a Ele em terras distantes, nós temos uma nação.

2.2) Enquanto ela servir a Cristo nesse fundamento, ela manterá seu senso de nacionidade íntegro, uma vez que esta é a verdadeira ontologia das coisas.

3.1) O ser humano não é um mero corpo biológico. Por isso, as famílias humanas não são como as famílias na biologia.

3.2) Pessoas virtuosas decorrem de famílias virtuosas, de uma pequena comunidade de pessoas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de fazerem da formação de uma família uma vocação para a salvação de muitos. Esta é a base para a vida em comunidade e em sociedade.

3.3) Se uma pessoa é capaz de provar o sabor das coisas a ponto de ficar com o que é conveniente e sensato, então a verdadeira ciência popular está na reunião de todos esses saberes provados e conservados de maneira conveniente e sensata e que estão dispersos em cada família.

3.4) Se há uma ciência popular, então há uma arte popular fundada na aplicação dessas verdades conhecidas e obedecidas de modo a fazerem com que as pessoas não esqueçam sistematicamente o que não pode ser esquecido e que se funda na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.5) Se a verdadeira ciência se dá na reunião do conhecimento disperso em sociedade, então o melhor lugar para encontrá-lo é num ambiente onde as pessoas que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento possam trocar suas experiências umas com as outras. Por isso mesmo, num ambiente de mercado, que é onde a troca serve ao bem comum.

3.6) Se é no mercado onde encontramos o povo, então o artista sempre estará no mercado para mostrar a sua arte, lembrando ao povo o que não pode ser esquecido, pois isso leva ao belo, à conformidade com o Todo que vem de Deus.


4.1) A Ciência e a Arte Popular não têm nenhuma relação com a ciência de laboratório, que é acadêmica que é fundada no conservantismo, uma vez que Cristo foi jogado de lado.

4.2) A ciência de laboratório atual virou pseudociência e se tornou até hiperciência, dado que está fabricando monstros em laboratório, tal como o professor Loryel Rocha demonstrou, pois desde a Revolução Francesa não há uma definição de homem entre nós, uma vez que tudo se tornou relativo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário