1) O capitalismo é riqueza tomada como sinal de salvação, um indicativo de que os homens foram divididos entre eleitos e condenados - os eleitos, os salvos de antemão, foram predestinados com a riqueza. Tudo isso é obra da heresia protestante, sobretudo calvinista.
2) A passagem da heresia para a virtude, que se dá no distributivismo ou no solidarismo, depende de como é plantada a lei de Deus dentro do coração dos indivíduos. E essa solução passa pela eucaristia.
3.1) Esqueçam esse negócio de materialismo histórico ou modo de produção - todas essas explicações são antropocêntricas e o homem não é a razão de ser das coisas, mas Cristo, que foi verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. É através d'Ele que virá a solução, uma vez que o problema econômico da sociedade ocidental é essencialmente um problema ético e espiritual.
3.2.1) A solução desse problema está na forma como a lei de Deus é plantada no coração de cada indivíduo, a ponto de viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.
3.2.2) Definitivamente, não estamos fazendo catequese suficientemente bem nessa seara - afinal, estamos sendo servos inúteis de Deus, neste aspecto.
3.2.3) Mas não é preciso chegar ao desespero - o que precisamos é de fé, esperança e caridade. Precisamos estudar e meditar sobre o que nos é conhecido de modo que a ordem econômica fundada na heresia seja trocada pela ordem econômica fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus, voltada para a salvação de muitos, a ponto de levar o maior número de pessoas para a pátria definitiva, que se dá no Céu. É exatamente isto que estou buscando.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 27 de abril de 2019 (data da postagem original).
Nenhum comentário:
Postar um comentário