Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2019

Notas sobre o aspecto militante da atividade mercantil

1) Certa ocasião, eu havia mencionado que a atividade mercantil tem natureza militante. Para o livro Sua Majestade, O Presidente do Brasil, eu fui em busca de monarquistas; para o livro A verdade como fundamento da liberdade, eu procurei gente de fé católica. Como sou católico e pró-monarquia, então eu vou criando as pontes entre uma coisa e outra.

2.1) Isso me prepara muito bem para a atividade política. Como no comércio eu tenho que negociar de modo a conseguir ganho sobre a incerteza, então convencer a pessoa a estudar antes de se engajar numa causa política é parte do meu trabalho. E com isso eu vou vendendo mais livros para aquela pessoa, uma vez que conheço a demanda real dela. 

2.2) Convencer uma pessoa a seguir o caminho correto, fundado na conformidade com o Todo que vem de Deus, é, pois, política e evangelização - a cidade dos homens estará cada vez mais parecida com a cidade de Deus, ao se enxergar no espelho sem vaidade ou neurose alguma.

3.1) Ao contrário dos comerciantes de hoje em dia, eu preciso participar do processo de aperfeiçoamento intelectual dos meus leitores, tal como um garçom que serve alimento para a alma deles, através dos livros. Certos livros são para serem provados, outros para serem engolidos, assim como outros são para serem mastigados e digeridos - isso fará do meu negócio uma espécie de restaurante para a alma.

3.2) A participação no processo de aperfeiçoamento espiritual de uma comunidade inteira constitui um poderoso processo de capitalização moral, pois as pessoas estarão trocando o que é conveniente e dissociado da verdade pelo que merece ser conservado por se fundar na dor de Cristo, esse verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que morreu na Santa Cruz pelo perdão de nossos pecados. Isso faz com que minha atividade de livreiro seja uma atividade tão santa quanto a de escritor, pois ela é evangelizadora e produtiva, neste aspecto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 7 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário