Pesquisar este blog

sábado, 26 de dezembro de 2015

Notas sobre os fundamentos da especulação

1) Um dos fundamentos para a especulação é a cláusula rebus sic stantibus (enquanto as coisas permanecerem do jeito em que se encontram).

2) Se especulação é investimento impesssoal voltado para o senso de que o país como um todo será tomado como se fosse um lar em Cristo, então o investimento dessa natureza funcionará como se fosse um verdadeiro relógio, pois o povo todo é confiável e trabalhador. É por saber que a economia toda trabalha como um relógio suíço que você investe, na certeza de que isso gerará um bom resultado, pois todos amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento - e isso não se questiona.

3) Quando o país é tomado como se fosse religião e seu governo está divorciado de todos os elementos fundados na verdade, na conformidade com o Todo que vem de Deus, a cláusula rebus sic stantibus se perverte, pois ela estará conservando o que é conveniente e dissociado da verdade. E a cláusula do enquanto bem servir vira servilhismo - e o país vira colônia do capital financeiro especulativo, de modo a edificar liberdade voltada para o nada, fundada no amor ao dinheiro. 

4) É como examinar um ovo - dentro da tradição cristã, o ovo está vivo e gerando uma vida; fora disso, o ovo é oco, pois sua força vital se perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário