Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sobre a geometria da verdade

1) Tudo está à direita do Pai porque Deus é a verdade - e tudo que ele criou foi ordenado e fundado naquilo que é bom - e tudo isso deve ser conservado desse modo, pois é a coisa mais sensata a se fazer.

2) Se o homem é criatura, criada por Deus por amor, então ele está à direita do pai, por vocação. E tudo o que ele construir na Terra, fundado em Deus, terá seu paralelo no Céu.

3) Acontece que o Homem foi marcado pelo pecado original - e por conta disso, conserva o que é conveniente e dissociado da verdade. Por isso mesmo está à esquerda do Pai, no seu grau mais básico. Logo, está planejando o caos, fundado em sabedoria humana dissociada da divina.

4) De tempos em tempos, Deus manda canhotos para o mundo de modo a fazer a terra ser ligada ao céu novamente. E na Bíblia, na parte dos juízes, há um canhoto, Ehud, que serviu ao Deus verdadeiro matando um tirano, um governante que dominava o povo da Terra Prometida como se fosse um deus e que conservava esse regime opressivo conveniente e dissociado da verdade. Ele assassinou esse tirano com uma adaga escondida na sua coxa direita.

5) Canhotos como ele, em particular, trabalham de maneira transversal, de modo a conectar as retas paralelas, conectando a terra ao céu. Já no Velho Testamento, por conta disso, podemos antever o poder das chaves, das pontes que ligam a Terra ao Céu.

6) Quando um destro faz um trabalho fundado nisso, ele relembra o martírio fundado na cruz de Santo André - e é pela dor de um santo que conservamos a memória de Cristo de maneira mais próxima. Eis a geometria da verdade. Santo André era irmão de São Pedro, o primeiro Papa, a quem Cristo entregou as chaves do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário