Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A vida intelectual pede que imitemos constantemente a Santa Mãe de Deus, em suas atitudes

1) Uma técnica de leitura que eu adoto é a técnica mariana: para cada parágrafo relevante que encontro no livro ou que ouço, eu guardo tudo na carne. Não o faço na forma de recitação, mas na forma de meditação - eu medito sobre cada coisa que encontro nos textos, de modo a ver as coisas do modo mais claro possível.

2) Com a ajuda do Espírito Santo, eu chego à verdade, mais cedo ou mais tarde. Mais do que uma leitura lenta, você precisa meditar sobre cada palavra relevante que você encontra, nos textos e nas falas, e de que maneira essas palavras se coordenam e se subordinam de tal modo a que você tenha compreensão clara daquilo que está a compreender, dentro daquilo que nos leva à conformidade com o Todo que vem de Deus. 

3) Para se ler um livro e saber discernir a verdade do erro, você precisa ser um imitador de Nossa Senhora. Você precisa ser um servo de Deus e deixar que a verdade entre em sua carne de modo a que possa ser distribuída a todos aqueles dela necessitam, para se viver a vida em santidade da maneira mais plena possível. Se Nossa Senhora disse "faça-se em mim segundo a vossa palavra", então todo aquele que serve a Cristo em terras distantes através do conhecimento deve agir do mesmo modo.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário