Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como o colecionismo de moedas dribla a usura

1) Uma das vantagens de se fazer colecionismo de moedas em circulação é que você está atento aos detalhes - e isso é uma qualidade própria do historiador do tempo presente; se você estiver atento às circunstâncias em que você se encontra, você adquirirá as moedas quase que de graça, seja por conta do troco ou por conta da generosidade dos amigos. Como são artefatos históricos que haverão de se valorizar no futuro, você deve guardar as moedas para a posteridade - e quando essas moedas estiverem valorizadas, como uma peça histórica, você as vende, guardando um exemplar para si, como um testemunho do passado vivido pela família, na tentativa de se tomar o país como se fosse um lar, em Cristo.

2) Por conta de um amigo que tive na faculdade, eu obtive para a minha coleção moedas de euro, moedas de libra esterlina e moedas de coroa norueguesa. Por conta de contatos do meu irmão, obtive algumas cédulas da moeda vietnamita. Todas moedas que estão em circulação no momento.

3) Eu aconselho que você faça mais ou menos como eu faço: à medida que você vai adquirindo moedas, por conta do colecionismo, você pode usá-las nas próprias compras, se ainda estiverem em circulação e se você as tiver em grande quantidade, mais ou menos o que você faria ao trocar figurinhas. O que é constantemente repetido vai sendo despachado  - e algumas peças acabam sobrando, sendo guardadas com finalidade histórica, pois elas terão valor lá na frente, dependendo do estado e da beleza dos detalhes. Quando as moedas saírem de circulação e passarem a ter valor histórico, aí você pode trocá-las e obter algum dinheiro, tal como se faz com todos os outros artefatos históricos.

4) Quem disse que ser historiador te leva à falência? O conhecimento da dimensão histórica, coisa própria da nobreza, somado ao senso de se empreender no presente e no futuro, são elementos que fazem com que a economia se fortaleça a partir do processo de se tomar não só um país como se fosse um lar mas também vários, por conta da oportunidade e das circunstâncias.

5) Fazer comércio de moeda em circulação, tal como se faz na usura, é não só imoral como também é uma prática cultural abjeta, pois o materialismo é um retrato da miséria espiritual humana, pois o dinheiro tende a ser tratado com impessoalidade e desdém, como se fosse um lixo. Pois amar o dinheiro por conta unicamente do seu poder de compra é um vício de caráter, pois revela ambição desmedida - e isso é ser indiferente para com o próximo, que deve ser visto como um espelho de seu eu - se Deus te ama, você deve amar o próximo como a si mesmo - nele encontramos o espelho do Deus verdadeiro que foi gerado e não criado - e ele é da mesma substância que o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário