Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Por que este verão em particular comprova o argumento de que fotografar é um tipo de navegação?

1) No verão passado, eu costumava acordar por volta das 5 ou 6 da manhã e tudo estava às claras por volta desse horário; neste verão em particular, quando acordo por volta do mesmo horário, tudo está escuro, como se ainda fosse outono ou inverno (e olha que ainda estamos no horário de verão). Por volta da 7:00, eu já tinha luz de boa qualidade para fotografar; agora, só por volta da 8:00 (isso se o tempo estiver bom). Ou seja, houve mudança no posicionamento do Sol, pois ela está diferente do habitual.

2) Deve estar havendo alguma coisa que está afetando o comportamento da Terra, pois a luz natural está vindo com certo atraso. O que será que está a ocorrer?

3) Existe alguém capaz de me dar uma boa explicação a respeito do que está a ocorrer? Eu tenho notado isso por conta do fato de estar fotografando. Em todo o caso, vou ter que fazer este ajuste, em caso de tempo bom:

Sua Majestade, O Presidente do Brasil 8:00

O Estado Servil 8:30

O Príncipe 9:00

4) Mesmo que não haja uma viva alma que me explique o que está havendo, não tem problema - eu me adapto às novas circunstâncias. A luz é como o vento: não podemos dizer para onde ele deve ir - tudo o que devemos fazer é ajustar as velas. E no caso de digitalização, basta alterar o horário habitual de fotografia e acordar um pouco mais tarde do que o habitual, já que é uma das primeiras coisas que faço.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2018.

Postagem relacionada:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2017/12/fotografar-e-de-certo-modo-um-tipo-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário