Pesquisar este blog

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Notas sobre sociabilização e sobre a economia fundada em favores

Quando te custar fazer um favor, prestar um serviço a uma pessoa, pensa que é filha de Deus; lembra-te de que o Senhor nos mandou amar-nos uns aos outros. Mais ainda: aprofunda quotidianamente neste preceito evangélico; não fiques na superfície. Tira as conseqüências - é muito fácil - e adapta a tua conduta de cada instante a essas exigências.

São Josemaria Escrivá - Sulco, 727
 1) Desde que passei a dedicar meu tempo a conhecer gente interessante do mundo inteiro no Twoo, e isso faz alguns dias, logo me surgiram oportunidades de prestar serviços a essas pessoas, na forma de favores. Teve uma moça de Camarões que me pediu para eu comprar um celular pra ela, aqui no Brasil - em troca, essa pessoa me pagaria bem por isso.

2) Se o Brasil fosse um lugar seguro, a ponto de ter meu ir e vir respeitado, eu poderia prestar favores a pessoas do mundo inteiro, desde que me peçam. Seria um excelente negócio, pois é melhor ter um amigo na praça do que nada - por conta disso, acabaria me tornando um excelente intermediário entre a demanda, fundada nos favores, e a oferta disponível no Brasil.

3.1) Se eu conseguir ter um relacionamento sério vindo dos EUA, então eu poderia em tese mandar meus livros que compro dos EUA direto para a casa dessa pessoa e convidá-la a passar uns dias na minha casa de modo a receber os livros que comprei. Depois de acolher essa em casa e ter tido excelentes conversas com ela, eu levaria a pessoa amada para conhecer o que há de melhor do Rio de Janeiro e contar toda a minha história de vida.

3.2) É este tipo de coisa que acho sensacional, pois estou ensinando uma pessoa do estrangeiro a tomar o Brasil como um lar em Cristo, desde que essa pessoa seja cristã, é claro. Afinal, eu não sou multiculturalista, a ponto de criar relativismo moral e liberdade voltada para o nada, pois jamais acolherei um muçulmano ou alguém que é anticatólico para vir a minha casa, já que isso seria traição ao que foi fundado por força de Ourique.

3.3) Esta seria uma idéia fantástica - é isto que o Twoo está me proporcionando, pois estou podendo tomar múltiplos lugares como um mesmo lar em Cristo. Isso é possível porque consigo me comunicar relativamente bem em inglês, a ponto de poder aprender a língua das pessoas com as quais eu lido e elas, por sua vez, aprenderem a minha. 

4) Definitivamente, lidar com gente comum do mundo inteiro é muito melhor do que lidar com gente comum daqui.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2018 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário