Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Por que o costume está acima da lei? Porque leva aspectos não-verbais para serem observados, coisa que se perfaz no amor que Deus tem por nós

1) Os costumes estão acima da lei positiva por conta de um aspecto que não é levado em conta: os costumes se perfazem na carne, uma vez que o fundamento dele é o amor ao próximo. Ele leva aspectos não verbais, de modo a que sejam bem observados. E esses aspectos não verbais são percebidos por qualquer pessoa sensata, ainda que analfabeta.

2) Quando se reduz a constituição de todas as coisas a uma crença de livro, acabamos caindo no positivismo desenfreado. E para que as pessoas possam observar as leis, mais leis precisam ser criadas. Como a política é uma luta desenfreada por poder, nem sempre os grupos políticos que assumem o poder terão o mesmo entendimento que um iluminado kelseniano teria. E assim nasce a antinomia, a tal ponto que o sistema legislativo fica incoerente e ultrapassado, incapaz de responder aos desafios próprios de se viver nesta terra de modo tomar este país como se um lar em Cristo, coisa que foi estabelecida em Ourique e que muitos ignoram.

3) Quem fala que a lei está acima do costume não passa de uma besta quadrada. Esta pessoa está querendo tirar Deus como o norte de todas as coisas que fazem este país ser tomado como se fosse um lar, de tal maneira a que boa vivência neste lar nos conduza até a pátria que se dá no Céu, a pátria definitiva.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário