Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O fenômeno inflacionário está relacionado ao gigantismo do Estado e da sua parceria com os grandes bancos

1) Na época em que a emissão de papel-moeda - enquanto título de crédito - era prerrogativa dos bancos, o que fazia com que o título de crédito fosse aceito se dava em razão da credibilidade do banco, se ele era honesto com relação às suas obrigações perante os seus credores - e isso assumia um caráter subjetivo e arriscado, uma vez que há banqueiros honestos e banqueiros desonestos - e esses banqueiros desonestos tendiam a manipular os títulos de créditos, de modo a gerar fraude contra os credores. Como títulos de créditos visam a satisfazer obrigações e havia riscos sistêmicos de fraude, então este tipo de questão assumiu caráter de ordem pública, passando a ser matéria de justiça, objeto do Estado, já que este tem o poder de dizer o Direito. Por isso mesmo, passou a ser prerrogativa real emitir papel-moeda.

2) Como matéria de ordem pública leva ao fato de o país ser tomado como se fosse um lar em Cristo, então a tarefa de emitir papel-moeda passou a ser acessório que segue a sorte do principal, que é cunhar moeda, uma vez que isso é tarefa de soberano - como o dinheiro vale o que vale, então isso, como já disse, assume caráter de justiça, uma vez que o soberano está dizendo, por força de autoridade, quanto o dinheiro realmente vale - e esse valor está relacionado não só à produtividade das minas como também com relação à quantidade de riquezas que há dentro de uma nação. E o rei pode fazer isso porque é um vassalo de Cristo, ou seja, a sua pessoa se torna a garantia por meio da qual este valor é considerado verdadeiro. Era tanto uma garantia pessoal quanto real, uma vez que as terras do reino serviam de lastro para a moeda.

3) Com o advento da mentalidade revolucionária, coisa que se deu a partir da Revolução Francesa, o Estado começou a ser tomado como se fosse religião, já que a figura pessoal do Rei foi substituída pela figura impessoal dos presidentes - como o Estado totalitário está sempre em parceria com esses banqueiros desonestos, que vivem sempre desejando eliminar a livre iniciativa bancária que é feita de modo a estimular a ordem econômica distributivista em meio à população, então o próprio governo começou a adotar aquilo que os banqueiros renascentistas faziam: começaram a manipular a moeda de modo a fazer com que a população passasse a ser refém dos caprichos do Estado, gerando uma espécie de imposto inflacionário. E o povo todo acaba sendo escravo das dívidas, perdendo toda a sua dignidade - e isso acaba sendo agravado com o fim da aliança do Altar com o Trono edificada em Ourique, coisa que se deu em 15 de novembro de 1889, aqui no Brasil.

4.1) Para que os títulos de crédito tenham seu valor, então o povo do país deve tomado como se fosse uma família - e isso se dá a partir da aliança do altar com o trono.

4.2) Como a monarquia tem poder moderador, coisa que pode ser exercida através da senhoreagem na ordem econômica, isso faz com que a ganância dos banqueiros seja moderada, favorecendo que o surgimento de pequenos bancos, feitos de modo a atender todos aqueles que necessitam de empréstimos de modo a fomentar pequenos negócios comunitários, integrando famílias entre si - e da integração sistemática das famílias surgem as comunidades.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário