Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Notas sobre o chamado liberalismo moral

1) O verdadeiro liberalismo moral se funda no fato de Cristo é o caminho, a verdade e a vida - e isso é absoluto e não relativo. Este liberalismo e magnificência são a mesma coisa, uma vez que se move à base de eucaristia - se não conservarmos a memória da dor em Cristo, nós conservaremos o que é conveniente e dissociado da verdade, a ponto de edificar liberdade para o nada.

2) É do conservadorismo próprio da Igreja militante, que segue a triunfante, que temos o liberalismo, a ordem fundada na liberdade em Cristo. É através do trabalho duro e honesto, servindo a quem é de fato um irmão, que vem o processo de capitalização moral. Um serviço bem prestado leva a uma remuneração liberal do trabalho - a uma remuneração generosa, magnificente. E dessa remuneração generosa vem a liberdade para eu fazer aquilo que é bom dentro dos limites daquilo que recebo. E isso é necessariamente distributivismo.

3) Se a pessoa não tiver domínio das nuances da linguagem, correrá o risco de confundir liberalismo com libertarismo, o conservadorismo com o conservantismo e o processo de capitalização com o capitalismo, em que o amor ao dinheiro se torna uma espécie de ideologia, a ponto de nos afastar daquilo que é conforme o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário