1) Se o propósito das universidades é formar as elites pensantes do país, então as aulas devem ser reservadas de modo a que os melhores entrem de modo que possam servir a Cristo em terras distantes. Como isso tem caráter de ordem pública, a universidade deve ser mantida pela comunidade, já que é um bem comum cuja manutenção é crucial para que o país seja tomado como se fosse um lar em Cristo. Por essa razão são tanto centros de ensino quanto de pesquisa.
2) Se o propósito da universidade é distribuir o saber a quem realmente ama o saber, uma vez que a amizade por Deus e dá pela sabedoria, então a universidade assume um verdadeiro caráter comunitarista. Por isso mesmo, as extensões são a porta de entrada da universidade a quem deseja aprender algo novo. Eis a importância das extensões, cujas aulas devem ser abertas.
3) Ensino, pesquisa e extensão são os três pilares da universidade pública. Enquanto as extensões são pagas por meio de taxas, a graduação e a pesquisa são pagas por impostos ou contribuições de melhoria - ou por financiamento coletivo (crowdfunding), uma vez que o caráter estratégico das universidades é compreendido por toda a população em geral.
4.1) Se o propósito da universidade é o de ser um mercado onde as guildas das mais variadas classes se reúnem de modo a recrutar membros de modo a atender às necessidades humanas presentes e futuras, seja na iniciativa pública ou privada, então a universidade tem caráter privado, ainda que Estado seja o titular desse bem.
4.2) No Brasil, as universidades não foram criadas por força do amor ao saber - elas foram criadas de modo a preencher os quadros da Administração Pública, fundada no fato de que o País deve ser tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada poderá estar fora dele ou contra ele. Logo, essas instituições têm caráter privado e não público. E onde se confunde o público com o privado, as universidades tendem a perder todo o seu propósito, já que edificam liberdade para o nada - por isso mesmo, devem ser fechadas, uma vez que há uma pressão cada vez maior sobre quem paga impostos de modo a mantê-la, pois o que ela dá em troca é nada ou quase nada.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016 (data da postagem original).
2) Se o propósito da universidade é distribuir o saber a quem realmente ama o saber, uma vez que a amizade por Deus e dá pela sabedoria, então a universidade assume um verdadeiro caráter comunitarista. Por isso mesmo, as extensões são a porta de entrada da universidade a quem deseja aprender algo novo. Eis a importância das extensões, cujas aulas devem ser abertas.
3) Ensino, pesquisa e extensão são os três pilares da universidade pública. Enquanto as extensões são pagas por meio de taxas, a graduação e a pesquisa são pagas por impostos ou contribuições de melhoria - ou por financiamento coletivo (crowdfunding), uma vez que o caráter estratégico das universidades é compreendido por toda a população em geral.
4.1) Se o propósito da universidade é o de ser um mercado onde as guildas das mais variadas classes se reúnem de modo a recrutar membros de modo a atender às necessidades humanas presentes e futuras, seja na iniciativa pública ou privada, então a universidade tem caráter privado, ainda que Estado seja o titular desse bem.
4.2) No Brasil, as universidades não foram criadas por força do amor ao saber - elas foram criadas de modo a preencher os quadros da Administração Pública, fundada no fato de que o País deve ser tomado como se fosse religião, em que tudo está no Estado e nada poderá estar fora dele ou contra ele. Logo, essas instituições têm caráter privado e não público. E onde se confunde o público com o privado, as universidades tendem a perder todo o seu propósito, já que edificam liberdade para o nada - por isso mesmo, devem ser fechadas, uma vez que há uma pressão cada vez maior sobre quem paga impostos de modo a mantê-la, pois o que ela dá em troca é nada ou quase nada.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016 (data da postagem original).
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