Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como uma relação harmoniosa com a natureza favorece uma cultura de desapego, essencial para a prática do distributivsmo, que é ordem econômica fundada nesse comportamento, próprio de quem vive a conformidade com o Todo que vem de Deus?

1) Uma poupança multidata deve ser contada como uma floresta dividida em 28 lotes. E cada lote corresponde a um dia.

2) O grande segredo é plantar sistematicamente em todos os lotes. Se cada real corresponde a uma árvore, então você deve plantar de modo a que o banco passe a cooperar contigo no esforço de plantação. Nas atuais regras bancárias do Brasil, o banco planta 5 árvores a cada mil árvores plantadas.

3) O esforço poupador é, de certa forma, um esforço ecológico. Todo ganancioso é um agente que consome os recursos apenas pelo simples prazer de consumir - por isso mesmo, há uma relação quase umbilical entre o consumismo e a ganância. Na outra ponta, o ecologismo por ecologismo, a ponto de advogar algo que os democratas dos EUA tanto pregam - o farms here, forests there -, é uma marca do pecado da avareza, pois a pessoa se recusa a derrubar uma árvore da mesma forma como um avarento se recusa a gastar um centavo apenas pelo simples fato de amar o dinheiro como se fosse um Deus.

4) Se o caminho da virtude é o caminho do meio, então uma relação harmoniosa com a natureza é uma forma de incentivar a cultura do desapego, coisa que é própria do distributivismo econômico. Se a pessoa está te dando R$ 10,00, ela não está desmatando dez reais da poupança - na verdade, ela está te dando dez mudas de árvore de modo a que você plante, cultive e regue através do seu trabalho honesto e empreendedor. E essas dez mudas originais, com o tempo, se tornarão uma floresta. Basta ser um bom jardineiro que você terá sua própria floresta.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2016 (data da postagem original).

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/04/o-perdulario-e-quem-pratica.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/06/se-o-homem-e-uma-arvores-entao-nacoes.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2016/04/darwinismo-economico-e-globalismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário