Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Notas sobre a diferença entre liberal e libertário, segundo Artur do Val

1) Artur do Val, em debate com o Nando Moura, tentou estabelecer a diferença entre liberal e libertário.

2.1) Não vejo diferença alguma entre eles. Ambos, tal como os comunistas, buscam liberdade fora da liberdade em Cristo, edificando liberdade para o nada.

2.2) O chamado liberal clássico, que é fruto da herança das revoluções liberais que varreram a Europa após a Revolução Francesa, prega um Estado que edifica liberdade para o nada, livre de qualquer influência da Igreja Católica, a mestra na verdade. Dentro destes termos isso leva ao Estado tomado como se fosse religião, o que favorece o comunismo.

2.3) O chamado libertário não passa de um liberal de segunda geração. Ele prega a iniciativa privada como se fosse religião, pois herda de primeira geração o fato de que todos têm o direito à verdade que quiserem. Eles acabam pavimentando o caminho para uma anarquia, o que levará a que o comunista assuma o poder de vez.

3) Enfim, a diferença entre liberal e libertário, nos termos em que Artur do Val fala, não passa de flatus vocis (voz vazia, palavra voltada para o nada).

4) A verdadeira diferença entre liberal e libertário, eu já tive a oportunidade de falar. Por isso, convido todos vocês a irem lá no meu blog para lerem mais sobre este assunto.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário