Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Notas sobre a importância do diário para a vida literária e jornalística

1) Uma dica que o professor Rodrigo Gurgel recomenda para escritores iniciantes é sempre ter um diário - eu costumo ter um diário de modo a registrar cada faceta do que sou: um escritor, um digitalizador, um jogador de videogame e um relatando sobre o potencial dos softwares que experimento em meu computador, para que meu trabalho seja melhor a cada dia. No diário, você coleta dados e registra sua experiência pessoal - com isso, você desenvolve um estilo de escrever, um jeito de contar uma história interessante para outras pessoas.

2) O professor Olavo costuma dizer que o jornalismo, antigamente, era a porta de entrada para escritores em começo de carreira. Muitas das histórias que costumavam ser narradas em matérias começaram sendo registradas em diários e só depois passadas ao público, uma vez feito o trabalho de reflexão e amadurecimento em torno dessas histórias, pois o tempo, prerrogativa própria de Deus, rege todas as coisas de modo a edificar algo sensato e construtivo - e este é o fundamento da Imprensa enquanto um serviço prestado à evangelização de muitos, de modo a que vivam a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3) A História do Tempo Presente está fortemente relacionada à cultura do jornalismo sensacionalista. Tudo o que acontece é noticiado, mas os fatos acontecem com tanta rapidez que não dá tempo nem para buscar a clausura e refletir sobre coisas importantes. Esse tempo presente, desconectado do passado, promove o relativismo moral - e viver nele não há futuro; até porque o escritor não tem tempo para estudar ou meditar de modo a construir uma história madura, em conformidade com o todo que vem da realidade, que pode ser verossímil e conforme o Todo que vem de Deus, ainda que não esteja no presente.

4) É por conta do sensacionalismo e por conta de edições padronizadas, que matam o estilo dos escritores, que a língua vai perdendo o seu viço, uma vez que o desenvolvimento da mesma, por conta da literatura, vai se perdendo. Eis a nossa tragédia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário