Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Relação entre conservantismo e proletarização


1) Como disse Aristóteles, a amizade é base para a política. Quando se tem muito a perder, a melhor coisa a se fazer é cercar-se dos que amam e rejeitam as mesmas coisas.

2) Quem não discute sobre quais são os valores perenes que devem ser conservados, seja na esfera moral ou pratica, essa pessoa tenderá a conservar o que convém, ainda que dissociado da verdade. No final, não contribuirá em nada para a comunidade política, exceto com a própria prole.


3) Eis aí a relação entre conservantismo e proletarização. Quanto mais for proletária for a consciência de uma pessoa, mais conservantista ela se torna. Para o esquerdismo, isso já é um pulo.

4) Não é um processo fácil de ser percebido. A pessoa sai da direita do pai, em conformidade com o todo, e passa para a direita da esquerda do pai. Por isso que ter domínio sobre a própria consciência do que se fala ou se faz é muito importante. Por isso, o domínio da linguagem é imprescindível, bem como o fato de ser manso e humilde de coração deve ser a bússola norteadora do caráter, pois o exemplo arrasta.


Publicações relacionadas:

Da amizade como base para a sociedade política: http://adf.ly/c8q6A 

A ordem vai até onde você pode ser ouvido e compreendido: http://adf.ly/c8q9b

Sobre a importância da confiança como base para se construir um mercado moral: http://adf.ly/qlX7L

Nenhum comentário:

Postar um comentário