Pesquisar este blog

domingo, 20 de julho de 2014

Como lidar com gente que afirma peremptória e falsamente que a Igreja de Cristo matou?

Há elementos estúpidos que dizem o seguinte, peremptoriamente: "A Igreja Católica Romana matou..."

1) A Igreja é o corpo místico de Cristo - e Cristo é a cabeça. Se Cristo não matou ninguém, como é que o corpo poderia, já que o corpo obedece aos comandos da cabeça? O corpo é o acessório e segue a sorte da cabeça, que é o principal.


2) A Igreja é santa - os filhos da Igreja, os membros da Igreja, como seres humanos que são, podem ser santos e pecadores, dado que a sabedoria humana nem sempre é perfeita e nem sempre está conforme o todo da divina. E quem peca não está conforme o todo de Deus. 


3) Nestes 2014 anos de história, a Igreja, por ser o corpo intermediário entre o Céu e a Terra, sempre perdoou o pecado dos seus filhos. Pois é ela a administradora dos sacramentos do perdão, da reconciliação, da eucaristia e de outros tantos que me esqueço de citar - e o que digo aqui é a título de exemplo, pois não desejo esmiuçar o tema até a exaustão.

4) Com relação à violência, ela só pode ser legítima de duas formas: 

4-A) Na legítima defesa própria ou dos irmãos, ou da própria fé 

4-B) Nos casos de guerra justa, quando alguém quer nos matar e nos escravizar através da destruição da nossa liberdade em Cristo Jesus ou quando alguém quer nos governar de costas para as justas fundações celestiais. Nesses dois casos há guerra justa e o inimigo, seja este interno ou externo, deve ser destruído.

5) Portanto, se eu pegar algum elemento pernicioso falando mentira sobre a Igreja Católica, jamais vou lhe dar atenção. Só quando o coração do sujeito estiver livre do mal é que farei a caridade de ouvi-lo.

6) No facebook, já tive problemas com gente que de má-fé me acusou de ser "radical anacrônico". 

7) Em primeiro lugar, se Cristo é o caminho, a verdade e a vida, amá-Lo deve ser o norte, a raiz de tudo o que somos. Nesse ponto, eu me orgulho de ser radical. 

8) Em segundo lugar, até a Igreja ser edificada, muitas gerações de pessoas santas, que não conheceram o Salvador, prepararam o caminho, para que Ele lançasse a pedra fundamental do Plano de Deus para os homens. E uma vez a Igreja fundada, ela semeou, semeia e semeará o bem por séculos e séculos, pois o Reino de Deus não tem fim. Se amo a Jesus de maneira radical, então estou conforme o Todo desse ensinamento - logo eu não sou anacrônico, mas dentro de um contexto atemporal. Eu estou conforme o tempo da edificação desse obra, que se dá no tempo e na sabedoria de Deus - e eu sou apenas mero instrumento em que o bem se faz semear-se entre os meus irmãos.

9) Desde então, não adiciono mais todos aqueles que se conservam no conservantismo. E é essa a dimensão real da maldade que o cisma produz.

10) Pois é na anacronia da Reforma, fundada numa sabedoria humana dissociada da divina, que surge esse comportamento de se conservar o que convém, ainda que dissociado da verdade, base sob a qual se assenta toda a mentalidade revolucionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário