O Ultima Online é um dos poucos RPG's do mercado onde eu tenho um diário. Nesse diário, eu posso:
1) Estabelecer um inventário do que tenho no banco, do que tenho em casa, além dos animais que possuo no estábulo. Se meu personagem souber avaliar os objetos, ele poderá apurar contabilmente os itens obtidos durante as expedições que fazemos de modo a expelorar os diferentes lugares do jogo ou enquanto combatemos os inimigos mais fortes.
2) O diário também serve para darmos pontapé inicial a certas reflexões, que podem ser passadas para o txt do computador e assim virar artigo de blog. Como jogar é um ambiente de contemplação, naturalmente ter idéias nele e registrar ali mesmo é muito prático - se você tiver um senso de imaginação apurado, você pode contar histórias fundadas na sua experiência de jogo dentro do jogo, a ponto de criar ego-histórias e estas, por sua vez, podem exportadas para o blog de modo a serem difundidas a outras pessoas.
3.1) Se seu personagem estiver vivendo a vida sob a dependência de Deus, no modo mendicância, ele mesmo pode anotar qual foi o nome do NPC que foi caridoso para com ele. Como seu personagem, na qualidade de Cristo-mendigo, foi ajudado por um Cristo-príncipe, então ele deve favores a esta pessoa, nos méritos do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Isto cria um vínculo entre as pessoas e fomenta uma cultura de responsabilidade social, fundada na lealdade que você deve a quem é realmente revestido de Cristo, pois a verdade é o fundamento da liberdade.
3.2.1) Eu levei estas experiências que colhi deste jogo para o meu dia-a-dia, a tal ponto que, em redes de relacionamentos como o Amal Date, eu montei um diário onde anotava o que me diziam de modo que eu pudesse responder a estas pessoas adequadamente tão logo eu pudesse.
3.2.2) Enquanto não chegava a hora de dizer as coisas às pessoas, eu desenvolvia uma resposta a estas pessoas, com base na minha experiência pessoal e sempre olhando a pessoa tal qual um Cristo necessitado. Eu costumo usar minha melhor parte de modo a responder a estas pessoas, uma vez que devo favores a elas - e a resposta adequada ao que dizem é um favor. E nestes sites, estou em constante posição devedora.
3.2.3) Se os NPC fossem personagens jogáveis, seria possível registrar no diário o que devo e a quem devo. Isto cria uma conexão entre mim e quem me ajudou - uma vez que devo favores a quem me ajudou, eu acabo naturalmente conhecendo a demanda de um contato específico. E neste sentido eu vou me articulando entre os que conheço de modo a conhecer outras pessoas que não conheço e assim atender determinadas demandas dentro de certas circunstâncias.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2020 (data da postagem original).
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