Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Uma possível explicação sobre a origem da mentalidade revolucionária


1) Certos grupos protestantes, como os calvinistas, acreditam ou tendem a acreditar que a fraternidade universal é impossível. E que salvação depende tão somente na fé em Deus, ainda que sem obra de caridade.

2) Se ela é impossível, eles não terão esperança de que a sorte dos homens melhore neste mundo, marcado para ser um eterno vale de lágrima, já que padecemos do vício do pecado original. Logo, eles buscarão dividir a sociedade entre eleitos e condenados. 

3) Enfim, essas são as duas classes de pessoas que existem, dentro dessa premissa - e elas, por não terem a perspectiva da graça de Deus, brigarão até a morte pela sua sobrevivência no mundo. Eis a gênese da luta de classes, do governo de facção. Pois as coisas, sem Deus, tendem a ter a sua própria verdade, o que retoma as origens pagãs.

4) Se a riqueza é predestinada aos eleitos, isso atiça a inveja dos condenados, que não poderão usufruí-la, por força da bondade e da caridade, coisas que não são buscadas, por serem impossíveis, segundo a sabedoria humana de Calvino, que é dissociada da divina. Então, eles lutarão até a morte para ter o controle da riqueza. Eis aí o comunismo.

5) Estes quatro primeiros pontos explicam uma possível origem da mentalidade revolucionária.

6) Se os protestantes não têm esperança de que a ordem de coisas na humanidade mude, então não farão caridade nenhuma para mudar o quadro. Eles conservarão o mal do mundo porque isso explica esse entendimento errado das coisas - e esse entendimento, ainda que errado, será conservado porque isso é conveniente aos seus interesses. Isso é suficiente para provar a falsidade do calvinismo, cuja doutrina é claramente fora da conformidade com o todo que vem de Deus.

7) Como a esperança e a caridade, que fomentam a santidade, não são buscadas, então a fé dos calvinistas é vazia, pois ela não tem obra.  

8) Se a fé sem obra é fé morta, então eles não acreditam que a mudança da ordem ruim para a ordem boa depende da graça de Deus - e que nada para Deus é impossível. Se eles não acreditam no fato de que tudo na vida depende da graça, do tempo de Deus, que é o fundamento da esperança e da caridade, então eles não acreditam em Deus.

9) Enfim, no seio da mentalidade protestante, que mata a esperança e a caridade, você encontra os meios necessários para se matar a fé em Deus, alimento indispensável para que a mentalidade revolucionária prospere.

10) Do ponto de vista lógico, o calvinismo é uma forma sofisticada de ateísmo.

11) Deve ser por isso que na Inglaterra e na Holanda haja tanto ateu por metro quadrado, pois foi onde o calvinismo mais prosperou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário