Pesquisar este blog

sábado, 16 de agosto de 2014

Para se pregar bem na rede social, é preciso aprender a se falar de modo gentil e caridoso

Certa ocasião, eu digitalizei um caderno, com minha caligrafia usual, de modo a mostrar a importância da caligrafia, hábito nobre esse que está se perdendo. Mostrei para um amigo e este me disse:

_ Você está digitalizando algo que é "ultrapassado" (sic)?

Quase bloqueei o autor da desgraça proferida. Só não o bloqueei porque ele faz coisas muito importantes, que favorecem a minha atividade aqui online.

1) As pessoas precisam aprender que na rede social é muito importante falar as coisas de modo caridoso. Não estamos em meio presencial - por isso, certas construções frasais podem soar como verdadeiros insultos, ainda que você não tenha a intenção de insultar a seu semelhante.

2) Este é um dos graves problemas dos que se dizem conservadores no Brasil: a enorme dificuldade de dizer as coisas, de maneira gentil e caridosa, em conformidade com o todo - em outras palavras, falta um certo "feeling". No meio escrito não se admitem certas construções frasais que são admitidas no meio falado, uma vez que não temos o contato face-a-face com o sujeito. A marca forte da cultura da oralidade é um sintoma de um país de analfabetos.

3) Na verdade o nome facebook é uma ilusão, pois a maior parte dos verdadeiros amigos qualificados você não irá encontrar na mesma cercania geográfica.

4) Pela minha experiência, os melhores estão dispersos pelo país ou mundo afora. E a melhor forma de comunicação sempre será a escrita ou a fala reservada para um grupo de pessoas em particular. O uso dessas ferramentas exige um modo de se portar próprio de um cavaleiro que usa a espada, de modo a proteger os inocentes e defender a lei natural em face dos criminosos revolucionários que assolam este País.

5) Por isso, se você estiver interessado em conservar a dor de Cristo e a viver a vida em conformidade com o todo que vem de Deus, aprenda a se portar na rede social escrevendo de modo caridoso e sem usar os cacoetes verbais da linguagem falada. Guarde-as para o contato face-a-face ou para uma conversa reservada onde a fala será usada.

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2014 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário