Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Do auto-aprendizado como loucura merecedora de elogios por toda a eternidade

Nos anos 90, quando estudava na Nicarágua (Escola Municipal Nicarágua, que fica em Realengo, no Rio de Janeiro), eu estava lendo um livro de ciências destinado à sexta série, numa época em que estava na quinta série.

Uma colega me perguntou:

_ Você é de que série?

_ Quinta!  - disse eu.

_ Você é maluco! - e ela foi embora.

Aprendi, por essa via, que estudar segundo meu próprio ritmo é ser chamado de maluco. Então, eu sou maluco com muito orgulho, pois estudei História sozinho, sem precisar de professor - e quando estava na oitava série, eu dava aula particular para colegas meus que estavam no terceiro ano do Segundo Grau.

Eis o elogio à loucura, que precisa ser feito por toda a eternidade. Isso se chama auto-aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário