Pesquisar este blog

sábado, 8 de maio de 2021

Notas sobre nacionismo e realidade aumentada - da necessidade de respirar a conformidade com o Todo que vem de Deus com os dois pulmões

1.1) Tem sido lugar comum na internet e na academia falar de realidade aumentada. 

1.2) Se nacionismo é tomar o país como um lar em Cristo, por Cristo e para Cristo na sua maneira singular, e isso constitui uma realidade espiritual, por que não tomar dois ou três países dessa maneira, considerando que tenho portugueses e alemães na família, além do meu padrinho de crisma, que é polonês? 

2) Isso faz com que eu tome múltiplos lugares como um mesmo lar em Cristo, a ponto de também servir a Ele nessas terras. Ter essa realidade no sangue e no espírito pede uma consciência de conformidade com o Todo que vem de Deus que amplie nossos horizontes e nosso senso de realidade, coisa que o materialismo e o modernismo estreitos não permitem. E isso me levará a respirar a Igreja com dois pulmões também: o pulmão do sangue e o pulmão do espírito, ainda que eu não tenha a mistura do Oriente com o Ocidente no meu ser, como São João Paulo II tinha.

3.1) Se fosse casado com uma americana, a tendência é esse senso se ampliar cada vez mais, a ponto de afetar minha descendência também. 

3.2) Quero que isso seja uma cultura de família, antes de passá-la a quem mais interessar possa. Para que isso aconteça, devo escrever minhas reflexões e mostrar o caminho prático disso por meio do exemplo, pois este talvez seja o único evangelho que muitas pessoas conhecerão, como já disse um certo Santo da Igreja Católica de cujo nome não lembro.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 08 de maio de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário