Pesquisar este blog

domingo, 9 de maio de 2021

Comentários sobre importância de ter amizades adequadas aos seus verdadeiros interesses pessoais de modo a modo a formar comunidades de interesses, que constituirão comunidades iniciáticas que converterão a muitos à conformidade com o Todo que vem de Deus

1) A personalidade humana é multifacetada, pois há uma multiplicidade de interesses legítimos que podem apontar para a conformidade com o Todo que vem de Deus. Por isso, não posso atuar só na política no facebook - não é da minha natureza a monomania.

2) Além de escrever sobre política, filosofia, direito e história do Brasil, eu também gosto muito de videogame. E quando vejo pessoas discutindo sobre videogame, geralmente eu tendo a participar mais sobre as conversas, pois este é um assunto onde sou bem versado e sei que posso contribuir bastante.

3) Fiquei sem jogar videogame durante a época do play 1, do play 2, do gamecube, do nintendo 64 ou mesmo do sega saturn. Nessa época, estava focado na minha preparação para a faculdade - e o afastamento se estendeu durante os anos de universidade, já que não tinha tempo para jogar. Durante a preparação, precisava de coisas que estimulassem o cérebro - e nessa época, os jogos de estratégia mesmo estavam no PC.

4) Pra mim, não ter jogado esses videogames não me privou de nada, mas isso pode acabar me privando de uma boa conversa com pessoas que viveram essa época em que estive ausente. Por isso, tenho que me preparar para essas conversas, tal como fazia no The Sims 2, quando queria a amizade de alguém no jogo: lendo revistas sobre o assunto, ou mesmo lendo sites sobre o assunto, assim como jogando emuladores capazes de rodar jogos dessa época de modo a ficar bem versado nesse tipo de conversação.

5.1) Senti que esses são os amigos adequados a um aspecto específico da minha personalidade: o fato de gostar muito de videogame. E fui muito sensato em não misturar esses contatos com os contatos do facebook, pois o uso que faço dessa rede é para a guerra cultural - é para propósitos muito sérios. Se eu quiser brincar e me divertir, faço as coisas em outras redes, como o Twoo, por exemplo.

5.2.1) Com esses amigos adequados que atendem a um aspecto específico da personalidade, posso me reunir com pessoas com um interesse em comum, a ponto de formar um clube, uma comunidade de interesse, de modo a discutirmos coisas interessantes sobre o mundo dos games. 

5.2.2) Com o tempo, à medida que vou conhecendo o caráter dessas pessoas em razão da convivência, eu vou introduzindo a elas os verdadeiros valores cristãos - de maneira reservada, vou trazendo as pessoas mais próximas a mim de modo a falarmos de História do Brasil e de Cristianismo. E a comunidade de interesse tende a evoluir para uma comunidade de pessoas que se santificam através do trabalho de jogar e produzir jogos de videogame - eis a guilda dos gamers formada. E daí famílias podem ser formadas a partir dessa cultura de livre associação e discrição, pois a verdade é o fundamento da liberdade.

5.2.3) Conforme vou semeando consciência e cultura nessas pessoas, posso adicioná-las ao cenário de guerra cultural em que estou metido no facebook. E terei um pessoal mais fiel a mim e a Deus do que essa direita canhota de facebook. Afinal, eu fiz o trabalho de transformar gente que era água em vinho. E é isso que estou fazendo no Twoo e na minha paróquia.

6.1) Posso fazer comunidade de interesse com pessoas que estudam economia e ciências sociais, já que sou bem versado nessas áreas também. A maior prova disso é que consegui doações de pessoas dessas áreas, além de vender livros que digitalizei para essas pessoas.

6.2) Essas comunidades de interesse em comum que tenho com certas pessoas são comunidades iniciáticas - com elas vou fazendo amizade a ponto de trazê-las para Cristo, a ponto de amarem e rejeitarem a mesma coisa tendo por Cristo fundamento. E o primeiro grau da condução até a Santa Cruz é amarem e rejeitarem as mesmas coisas que amo e rejeito - e para isso, eu preciso estar revestido de Cristo de modo que os outros também possam estar.  

7) Eis as lições que posso tirar da minha experiência.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 09 de maio de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário