Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Logoterapia, autoconhecimento e exame de consciência - como estou me livrando das situações ruins da minha vida pessoal

1) Eu sempre tive boa memória - por isso, sempre dificuldade de esquecer as coisas.

2) Ao longo da minha vida, passei por várias experiências ruins que me conduziram a uma situação depressiva, muitas delas ocorridas durante o tempo de faculdade, tempo esse em que fui levado até o limite psicologicamente falando, pois, na busca por um diploma, tive que aturar um monte de comunista e um mundo culturalmente hostil a tudo o penso e acredito. O tempo em que passei online escrevendo e combatendo comunismo me ajudou a esquecer tudo, a superar tudo. Quando o comunismo for banido dessas universidades, eu entro nessas universidades sem problemas, como se fosse a primeira vez, pois a causa da experiência ruim foi anulada, pois foi tudo alvejado no sangue do cordeiro.

3) O tratamento psicológico que fazia aos sábados não me serviu de nada. O tratamento psiquiátrico, que foi recomendado pelo meu homeopata, não me foi possível, pois a covid-19 suspendeu o atendimento. Qual foi a solução que eu adotei nestas circunstâncias? Fiquei esquadrinhando as coisas ruins da minha mente durante esse tempo de peste chinesa de modo a ver o que não me fazia sentido - e o que não me fazia sentido naquela relação era esquecido, já que isso não tinha valor, à medida que ia compreendendo a mentalidade revolucionária reinante na universidade. Graças a esse trabalho, só o que era bom ficava como uma lição, uma semente de modo a ser plantada em uma pessoa merecedora da minha confiança, que estivesse realmente revestida de Cristo.

3.1) Da minha última experiência ruim, um namoro que terminei faz três anos, o que aprendi de bom é que, quando alguém me promete mundos e fundos, a melhor solução é minutar um contratinho, pois é preciso que a admiração de alguém pelo que faço não possa ser servida com fins vazios, a ponto de me soar falsa. Tal admiração, se for sincera, deve se tornar uma decisão, um gesto concreto de apoio financeiro, a ponto de se tornar uma atividade econômica organizada, já que as coisas estão se encaminhando para uma sociedade fundada no amor, a ponto de uma família ser formada a partir daí. 

3.2) Toda promessa, por ser dívida, deve se converter em decisão, em direito a ser entregue, se ela não for impossível de ser cumprida. Se a pessoa não cumprir o que promete, vai pro olho da rua e ainda paga perdas e danos. 

3.3) Da próxima vez que lidar com gente assim, a pessoa vai me pagar até o último centavo tudo o que deve, por conta de falar o que não deve e de prometer o que não tem. 

4) Desde que comecei a estudar a logoterapia de Frankl e a fazer exame de consciência acerca do meu papel nesta sociedade fundada sob o propósito de servir a Cristo em terras distantes, eu comecei a sair mais fortalecido das experiências ruins. Eu sou o paciente zero da minha própria terapia - e o médico da minha alma é o Cristo, que me ouve desde o confessionário. 

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário