Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Da importância da logoterapia e do exame de consciência para o amadurecimento na verdade e no amor - lições fundadas na minha experiência pessoal

1) Hoje resolvi ser terapeuta de mim mesmo, gozando sempre da consolação de Cristo, que é o meu Senhor e Salvador. Se a psicoterapia não funcionou e se a psiquiatria ficou inviável, por conta do surto de COVID-19 ocorrido ao longo dos anos de 2020 e 2021, a única solução é puxar das memórias as lembranças ruins que me incomodam e ver onde foi que eu errei. 

2) Dessas ocasiões que eu errei, vou levar isso ao confessionário na primeira oportunidade, de modo que Deus me perdoe. Não conheço solução para os meus problemas melhor do que a eucaristia, uma vez que a Igreja é hospital para os pecadores e Cristo é o médico. Mas se o erro veio do conservantismo de outra pessoa, então tento deletar essa pessoa da minha memória, ficando só com as experiências positivas, pois essas experiências são sementes de modo a serem plantadas em terreno favorável. Quando encontrar alguém revestido de Cristo e que me mereça para a vida toda, a pessoa herdará essas experiências, pois saberei muito bem que essa pessoa não me trairá. Repartirei a colheita do que plantar com essa pessoa, na qualidade de sócia meeira.

3.1) Tenho experiências positivas por conta do fato de haver namorado uma farmacêutica, que já teve por vizinho de porta um médico cubano - ela havia sentido na carne que a medicina cubana não é aquela maravilha, tal como a propaganda pinta. Se essa farmacêutica tivesse palavra e tivesse cumprido todas as promessas que me fez de colaborar com o meu trabalho de escritor, ela seria minha sócia para a vida toda. E juntos, apesar de distantes geograficamente, poderíamos ter passado pela barra da COVID-19 e pelos eventos do governo Bolsonaro, a ponto de fortalecer ainda mais o amor. Esta experiência teria sido muito positiva pra mim, pois aprenderia muito mais sobre a profissão dela, a ponto de valorizá-la e amá-la ainda mais. É isto que levo de bom do relacionamento que tive com ela - ela poderia ter sido uma excelente namorada, se tivesse palavra.  Se eu tiver oportunidade de conhecer uma outra farmacêutica, que tenha palavra e que seja muito católica, plantarei essa semente nesta pessoa. Espero que ela não peque contra Deus e contra mim.

3.2) Se a primeira relação que eu tive morreu, então o erro foi dela, não meu, por conta de não ter honrado a palavra empenhada. No dia em que ela estiver diante do justo juiz, ela vai pagar pelo que deve até o último centavo, pois o que ela fez foi próprio de espíritos inferiores e egoístas - e o lugar das almas inferiores, que agem sem nobreza, é o inferno. Afinal, como posso perdoar uma pessoa que sequer buscou o arrependimento, que sequer moveu céus e terras para reparar o mal cometido contra Deus e contra mim?

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2021 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário