1) Na língua inglesa, a palavra ask tem dois significados: perguntar e pedir, no sentido de exigir ou cobrar.
2) Do ponto de vista da ação humana, nós podemos especular sobre o que uma determinada pessoa poderia fazer se vivesse os nossos tempos. E isso é um exercício de imaginação moral. E neste ponto a comunidade política é uma continuação de uma comunidade histórica que foi um dia imaginada a partir da ruptura de algo, como a da condição de colônia, o que caracterizou a Revolução Americana.
3) A partir de comunidades imaginadas, pensadas por homens cheios de sabedoria humana dissociada da divina, que fizeram leis conservando o que é conveniente e dissociado da verdade, a nossa tendência é pedir, exigir como direito natural, que o país faça aquilo que nós deveríamos fazer por nós mesmos. Eis aí porque comunidades imaginadas por homens tendem a ser totalitárias.
4.1) Em comunidades reveladas não nos cabe perguntar qual foi a razão pela qual Cristo quis um Império para Si de modo que Seu Santo Nome fosse publicado entre as nações mais estranhas, assim como não nos cabe perguntar quando é o fim dos tempos. Ele apenas disse a D. Afonso que devemos confiar n'Ele. Afinal, Jesus é construtor e destruidor de Impérios - e em toda batalha fundada nisto que decorre de Ourique, nós sempre venceremos - isto foi o que Ele disse a D. Afonso Henriques.
4.2) Se não nos cabe especular, imaginar, então o que nos cabe é a ação, é a santificação através do trabalho. Devemos fazer coisas de modo que o Santo Nome do Senhor seja publicado entre os povos mais estranhos em terras distantes. É isto que podemos fazer pelo Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 14 de janeiro 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário