Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Da relação da Filosofia da História com a epistemologia e com o mitologema ouriqueano

1) Se a História pode levar a qualquer caminho, então devemos estudar a História do Brasil como o caminho que deu errado, o que nos afastou do Crucificado de Ourique a partir da alegação de que o Brasil era colônia de Portugal. E o Brasil de 1822 foi uma comunidade imaginada para fazer o jogo do diabo, para não servir a Cristo dentro do que foi estabelecido em Ourique.

2) O verdadeiro caminho implica servir a Cristo em terras distantes, tal como foi estabelecido em Ourique. Se você não estudar a História de Portugal neste aspecto, você não compreenderá o caminho tortuoso que o Brasil tomou.

3) Se Jesus é o Juiz da História (Construtor e Destruidor de Impérios), então devemos entender que Portugal existe para construir um Império para Cristo, visto que Ele queria que Seu Santo Nome fosse publicado entre os povos mais estranhos das terras mais longínquas. É por esta razão de ser que você compreende e julga Portugal diante dos olhos da eternidade.

4) Se não existe conhecimento sem sabedoria, então a filosofia da História produzirá uma verdadeira epistemologia se for fundada nesta realidade, nesta razão de ser.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário