Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Blogs são códices, pois são mais do que livros

1) Livros impressos têm a vantagem de resistir à obsolescência - eles são a última reserva, quando as demais fontes de conhecimento se perdem. Por isso, é fundamental escrever livros de modo que toda uma tradição, todo um jeito de ser, sobreviva.

2.1) Blogs, por conta das conexões que podem ser criadas por meio de links, são mais do que livros - são códices. Livros inteiros podem ser compilados dentro deste formato, dependendo do arranjo e do tema a ser organizado.

2.2) Por conta dos links e das inter-relações que eles geram, isso constituirá um todo. E esse todo é maior do que a soma dos livros impressos que serão publicados. É este tipo de coisa que a direita não é capaz de ver, mas que precisa ser visto. a ponto de uma postagem mostrar um caminho para outra.

3.1) A leitura será como uma viagem de um lugar para outro. Ela é uma viagem espiritual e um verdadeiro prazer, se o escritor for bom no que faz. No final, o aprendizado levará a uma metanóia, a uma mudança do ser, de modo a estar mais disposto a viver na virtude, na conformidade com o Todo que vem de Deus.

3.2) Por conta da elevada demanda por informação, estou construindo novas conexões, novos links que liguem uma postagem e outra - a idéia é fazer da leitura uma viagem, tal como se faz na rodovia. As pessoas passarão muito tempo lendo, aprendendo e voltando sempre. E neste ponto, eu me torno um engenheiro da informação nos mesmos moldes do engenheiro de tráfego.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2020.

Postagens relacionadas:

https://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2020/05/introducao-ao-estudo-da-biblioteconomia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário