Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Notas sobre ação e reação na economia

1) Se em Física toda ação corresponde a uma reação igual em sentido contrário, em economia podemos falar a mesma coisa neste sentido.

2.1) Quando tomo a ação de investir em alguém que está organizando uma atividade economicamente organizada de modo a beneficiar o bem comum, é como se desse a ela a liberdade de fazer o que deseja dentro do limite do investimento - por isso, ela deve agir com responsabilidade.

2.2) Como essa atividade tem finalidade produtiva, que é atender necessidades humanas de tal maneira que nada falte a quem toma o país como um lar em Cristo, então esta atividade terá ganhos sobre a incerteza, pois seu objeto foi lícito e sua finalidade foi boa.

3.1) É por meio desses ganhos sobre a incerteza que a pessoa que organizou sua atividade vai remunerando o investimento com juros a quem acreditou no seu projeto.

3.2) Por essa razão, os juros são devidos em honra àquele que investiu nessa atividade, que se inspirou no verdadeiro Deus e verdadeiro homem de modo que essa atividade promovesse o bem-estar de muitos de tal modo a edificar um bem comum, a ponto de Deus não ser esquecido.

3.3) Isto prova que a caridade é um investimento e que toda ação em Deus fundada leva a uma reação contrária, voltada para o bom investidor. Ela pode ser igual ou de maior intensidade do que a ação empregada, pois Deus é bondade pura.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário