Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Da importância da rede social diante da miséria espiritual que assola o Brasil

1) Hoje eu comentei com minha amiga polonesa Wera que a vida no Brasil é um verdadeiro naufrágio: as pessoas na sua geografia imediata não têm a nada a oferecer, de modo que você cresça e se torne uma pessoa melhor a cada dia.

2.1) Nestes tempos atuais, a rede social é uma verdadeira tábua de salvação. Você conhece gente do país inteiro e do mundo inteiro muito melhor do que as que você conheceu ao longo de uma vida. Esta base social em potência - se se tornar uma base real, a ponto de uma família nascer a partir dessas relações online - salvará o Brasil da miséria espiritual em que está afundado.

2.2) Eu só consegui os amigos adequados na vida online, muito embora eu tenha tido muita dificuldade de converter relacionamentos virtuais em relacionamentos reais. Apesar dos perigos e da egolatria, navegar nesse mar é melhor para mim, já que só tem medíocre ao meu redor. A vida no Rio de Janeiro é um verdadeiro deserto - é muito difícil sobreviver nele, sem os amigos adequados.

3.1) Se as idéias de náufragos são as idéias mais importantes, então a rede social é o ambiente perfeito para isso.

3.2) A realidade social brasileira, miserável por natureza, te leva a esses novos mares, a tal ponto que ela não é um luxo, como nos países mais avançados, mas uma necessidade, tal como o ar condicionado, quando se deseja ter vida intelectual no verão carioca.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário