Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Por que toda paróquia deveria ter um restaurante e uma hospedaria?

1) Meu amigo Rodrigo Arantes e o professor Loryel Rocha sempre disseram isto: idéias têm conseqüências.

2) Retomando a idéia da casa de restauração de homens (da qual nasceu o restaurante), ela acaba criando um ponto de encontro onde ricos e pobres podem se encontrar. Ou seja, cria um mercado, um ponto de encontro.

3) Se a casa de restauração de homens retomasse a idéia das universidades do centavo ou as "casas de chá de santo dime", como disse no artigo anterior, as conversas inteligentes dos mais esclarecidos iriam ajudar na restauração dos mais pobres. Mais do que o alimento, os pobres seriam restaurados espiritualmente com algum ensinamento edificante.

4) Se essas casas de restauração fossem instaladas numa paróquia, a restauração seria completa, pois a pessoa receberia alimento espiritual e alimento corporal. Como lugar de encontro perfeito, o pobre poderia perfeitamente ser contratado já que emprego é também uma esmola.

5) Outra coisa que poderia ser adicionada em complemento ao restaurante seria um alojamento ou uma hospedagem, onde a pessoa pudesse passar a noite restaurando o seu sono e por conseqüência o seu corpo, enquanto está viajando de um lugar para o outro.

6) Enfim, uma verdadeira trindade: hospedagem, alimentação corporal e a palavra de Deus. Eis algo que todo administrador paroquial deveria fazer de modo a fortalecer nas pessoas idéia da vida fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2018.

Postagens relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/05/notas-sobre-involucao-da-cultura-de.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/05/notas-sobre-instituicao-e-perversao-dos.html

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/05/sobre-economia-de-mercado-fundada-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário