Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Para se tomar um segundo país como um lar em Cristo, busque os que amam e rejeitam as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento. Esse é o critério mais seguro para fixar-se numa terra estrangeira

1.1) Para se tomar uma terra distante como um lar em Cristo, você precisa de pessoas que amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, a ponto de viverem a vida na conformidade com o Todo que vem de Deus.

1.2.1) É pela amizade em Cristo que você desenvolverá uma aliança de longo prazo, a ponto de você tomar dois ou mais países como um lar de tal maneira que seja possível fazer de uma atividade economicamente organizada um império de cultura, tal como se deu com os portugueses. 

1.2.2) O lado bom disso é que esse império de cultura estará ligado à sua família, a ponto de ser um microcosmos daquilo que houve no passado e que se perdeu por força da ação da maçonaria, pois será uma coisa única, de difícil substituição - e por isso mesmo essencial, inesquecível para quem aprender este exemplo através de mim, já que este é o legado que quero deixar para os meus filhos.

2.1.1) Nessa minha tarefa de tomar dois ou mais países como um mesmo lar em Cristo, eu costumo ter como alvo países onde o catolicismo é bem observado - como a Polônia é um dos poucos países do mundo onde o povo ama e rejeita sistematicamente as coisas tendo por Cristo fundamento, então uma das primeiras coisas que faço para tomar este país como se fosse meu lar também é aprender o polonês. Por isso, estou usando o Twoo para duas coisas: conhecer uma polonesa que seja católica e aprender a língua dela.

2.1.2) Se amigos são aqueles que escolhemos, então que se tenha por base uma cultura onde as pessoas amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, já que Ele é a verdade em pessoa - se não houver isso, vou ter que tomar todas as amizades que posso com base nas minhas circunstâncias miseráveis, já que o Brasil está preso a uma cultura de relativismo moral odioso.

2.2) Se esta relação evoluir para um namoro e daí para um casamento, então é lucro para mim. Ainda que a pessoa me diga não, já é lucro da mesma forma, pois aprendo algo da língua polonesa.

3.1) Meses atrás eu havia feito no Twoo uma incursão nessa seara. Como um novo mundo para mim se abriu, então eu tinha que ter uma visão bem madura do que deveria fazer de modo a poder bem aproveitá-lo - o que me levou a meditar sobre essas coisas durante meses.

3.2) Após algum tempo relendo minhas próprias reflexões, sinto que posso investir de maneira séria na experiência. Não buscarei qualquer pessoa, pois o relativismo moral gera uma espécie de supermercado cultural - nesse ponto, as pessoas de diferentes origens são descartadas umas às outras com base em critérios humanos, geralmente fundados no poder absoluto ou na riqueza como um sinal de salvação.

3.3) Por isso que estou certo na minha escolha de buscar pessoas que sejam de fé católica, pois se não houver pessoas que amem e rejeitem as mesmas coisas tendo por Cristo fundamento, como vou aprender a assimilar outra cultura e mesclá-la com os melhores elementos da minha cultura de origem?

3.4.1) Já selecionei alguns perfis de mulheres polonesas católicas no Twoo e já estou começando minha conversa com elas. Farei a conversa em língua polonesa - embora a dinâmica seja um pouco demorada, essa é a maneira que encontrei para aprender mais da língua do meu pároco e bem praticá-la. Quando estiver bem treinado na língua, aí poderei partir para a conversação por telefone.

3.4.2) Quando uma amizade estiver bem sólida, aí poderei viajar e conhecer a pessoa com a qual conversei. Poderei conhecer a família dessa pessoa e aprender muito mais coisas advindas dessa relação. Se isso terminar em namoro e em casamento, já terá valido o esforço.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário