Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2018

Viver sob a dependência dos pais é aprender a viver sob a dependência de Deus, se seus pais são virtuosos

1) Uma coisa é certa: os pais são a visão mais próxima daquilo que você pode ter de Deus. Se os seus pais são virtuosos, então obedecer a eles e cooperar naquilo de que necessitam é obedecer a Deus.

2) Conviver com os pais é um verdadeiro evangelho. Você aprende a depender de Deus ao depender de seus pais. Enquanto não se constrói a própria casa de modo a abrigar nela a esposa que colaborará contigo, você terá um porto seguro na casa de seus pais.

3.1) O mundo, sobretudo os EUA, ainda está muito encantado com a idéia de família nuclear, que é basicamente abolição da família enquanto porto seguro, a ponto de estar exposto aos riscos sociais dos que vivem para si até o desprezo de Deus
 
3.2) Enfim, esse negócio de ser independente e ter um amor de si a ponto de desprezar Deus não é comigo. Se tiver minha própria casa, eu a terei com a ajuda dos meus pais - e mesmo que eu não consiga uma segunda casa para abrigar a minha esposa e meus filhos, então a casa onde moro com eles já será um porto seguro, pois será o legado que me será passado e que preciso bem cuidar. 
 
3.3.1) Eu encaro o fato de morar com eles como uma oportunidade de poder prosperar, pois morando com eles eu praticamente não tenho despesa e consigo montar uma poupança - trata-se de uma verdadeira incubadora de empresas. Se o país não fosse esse atraso de vida, eu poderia ganhar muito mais dinheiro do que ganho hoje. 

3.3.2) Mas este é o tipo de coisa que não está sob o meu controle - a única coisa que posso fazer é escrever meus textos e falar o que tenho a dizer a quem está disposto a me ouvir. Se ganharei mais doações, por força do meu esforço em prol da verdade, então isso aí decorre da bondade de Deus. Por isso que preciso depender d'Ele, como dependi dos meus pais para poder escrever alguma coisa, quando não sabia ler e escrever, durante meu tempo de criança.
 
José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário