Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2018

No Brasil, as encomendas viraram cápsulas do tempo

1) Eu fiz duas encomendas de livro: uma em novembro do ano passado e outra em janeiro deste ano.

2) Estamos no dia 28 de maio de 2018 - e só agora a encomenda de novembro chegou.

3) Entre novembro de 2017 e maio deste ano muita coisa ocorreu: houve greve dos correios, a central de distribuição de Jacarepaguá pegou fogo e os caminhoneiros fizeram uma paralisação, bem ao estilo de uma secessio plebis romana. O país ainda está sentindo os efeitos disso e eu recebi a encomenda de novembro intacta (eu pensava que não iria receber nunca ou que viria toda queimada, chamuscada).

4) Convenhamos: um beduíno do deserto - se percorresse uma longa estrada que vai de Minden, Nevada (onde fica o armazém da Shipito, onde ficam minhas coisas quando faço compra nos EUA) até o Rio de Janeiro - faria esse percurso em bem menos tempo, ainda que no lombo de um camelo. Passaria por vários caravançarais, vários funduques, encararia a selva amazônica, um monte revolucionário pelo caminho, falsos índios cobrando pedágio, o banditismo do Brasil e aqui chegaria em bem menos tempo. Até mesmo uma tartaruga seria bem mais eficiente que o correio no quesito entrega.

5) Enfim, minha encomenda acabou virando uma cápsula do tempo. Em seis meses, tudo pode acontecer no Brasil. Afinal, a História é contada por meio de artefatos - e essa minha encomenda de fato tem muita história pra contar, se pudesse falar, é claro.

José Octavio Dettmann​

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2018.

Um comentário: