Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Lições sobre direito natural

1) Quando se fala que o Direito nasce do Estudo de Deus, com base na lógica, isso implica necessariamente lidar com a seguinte questão: de que forma devemos servir ordem, de modo a que a ordem bem me sirva, já que sou um indivíduo criado à imagem e semelhança de Deus, tal como são os meus irmãos - portanto, sujeito à lei eterna, que se dá na carne? De que forma prática a distribuição dos bens produzidos na sociedade deve se dar, de modo a que a fraternidade universal seja norma entre todos nós? E de que forma devemos evitar que o egoísmo, que é a marca da queda de Adão, não se torne norma entre nós, de modo a que o evangelho e a lei sagrada não sejam traídos ou negados? Eis aí as questões práticas que se versarão em leis escritas, que são feitas de modo a se reforçar o conhecimento daquilo que se conhece, pois a lei verdadeira e eterna se dá na carne, pois verdade conhecida é verdade obedecida.

2) Além de acharmos mecanismos que favoreçam a livre iniciativa, fundada na busca na verdade, no servir ao próximo e no senso de se tomar o país como se fosse um lar em Cristo, devemos achar mecanismos que reprimam os crimes, que são os efeitos temporais do pecado entre nós, e que façam a prevenção geral, de modo a que isso não se repita nunca mais entre nós, pelos menos entre o maior número de sensatos possível, pois sempre haverá idiotas entre nós. Se Jesus disse que sempre haverá pobres entre nós, então os idiotas são, no mínimo, pobres de espírito.

3) Além dessa questão, dentro do âmbito interno, há a questão de âmbito externo: de que modo o que se dá dentro de uma nação pode se dar na comunidade da nações que tomam seus países como se fossem um lar, dentro da conformidade com o Todo que vem de Deus?

4) A conjugação de Direito Internacional, Direito Civil, Penal, Constitucional e Direito Natural é que permite se faça o Estudo do Direito, dentro desse aspecto científico. Pois a verdade pede o estudo sistemático dos fatos, de modo a que deduzamos as regras gerais que norteiam as relações humanas, de tal maneira a que fiquemos em conformidade com o todo que vem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário