Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Do eu-nacional como base para se formar o imaginário coletivo da pátria

1) Quando você é nobre e honrado, o seu exemplo é distribuído a todos os que amam e rejeitam as mesmas coisas, tendo por Cristo fundamento. A admiração é, pois, o ato mais concreto de se dizer sim, quando se tem um exemplo tão generoso sendo distribuído através de fatos, palavras e ações, coisas essas que nos remontam ao próprio Deus e ao próprio Cristo, que se deu por inteiro por nós, na eucaristia.

2) Se você toma o seu país como se fosse um lar, o eu-nacional vai influindo nos outros, que são um espelho de seu próprio eu, de modo a formar um sistema de vários eus-nacionais, o nós-nacionais, que servem de biblioteca espiritual, em que a experiência de vários eus-nacionais é acumulada e confrontada com as mais diferentes circunstâncias, com os mais diferentes problemas e dificuldades, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar como um todo. 

3) O nós-nacionais é o eu-nacional amalgamado a outro eu-nacional - e tal mistura se dá na carne, pois não pode ser esquecida nenhum minuto sequer. E essa mistura acumula experiências que vão se distribuindo por aí, de modo a aperfeiçoar e atualizar constantemente o imaginário da pátria.

4) A tradição é, pois, o acumulado sistematizado e distribuído de vários eus-nacionais que se amalgamam de tal modo a que esse eu consiga tomar o país como se fosse um lar, ao ver no nós-nacionais uma referência para que eu possa tomar o país como um lar, de modo mais fácil. Trata-se de uma memória rica acumulada de vários eus-nacionais que viveram a vida de modo honrado e que nos legaram esta pátria, de modo a estarmos em conformidade com o Todo que vem de Deus, por força de Ourique.

5) Se formos olhar a ferro e fogo, Cristo é o eu-nacional por excelência da pátria do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário