Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Da relação entre diário e jornalismo

1) Aprendi com o professor Rodrigo Gurgel​ a importância de se manter um diário, de modo a registrar todas as minhas reflexões e tudo o mais que houver de interesse. 

2) Esses dados diários são acumulados, processados e depois se tornam artigos. E o livro é uma compilação sistemática de artigos.

3) A idéia do diário deu tão certo que estou passando a anotar fatos de interesse decorrentes de outras pessoas, de modo a fazer análises futuras. Eis aí que começam a se firmar em mim as habilidades do jornalismo. Não é à toa que alguns dos grandes jornais se chamam diários.

4) Olavo dizia que o jornalismo, por muito tempo, foi a vitrine dos grandes escritores, em começo de carreira. Era escrevendo fatos relevantes sobre a vida social e fazendo análises sobre isso que eles iam construindo o seu público, de modo a lançar os livros.

5) Como rede social é mídia popular, de certo modo estou no jornalismo. E ela se dá ponto a ponto - é preciso que você saiba construir muito bem a sua network, de modo a receber o máximo possível de informações relevantes. Por isso, quanto mais aprendo dos meus contatos, melhor vou ficando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário