Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A sociedade é sempre uma república

1) Na época de Moisés, os hebreus eram uma sociedade tribal.

2) Uma sociedade tribal é sempre fisiológica. Se a tribo necessita de guerreiros ou ter espírito de guerra, o chefe da tribo será um guerreiro, enquanto assim permanecerem as coisas; se a tribo estiver assentada em boas terras, o líder será um agricultor ou um pastor, enquanto assim permanecerem as coisas.

3) Uma sociedade tribal é, de fato, uma república: os líderes, e a natureza da liderança, são mudados conforme as necessidades da tribo mudam. E isso é, obviamente, muito instável - sendo a economia pura subsistência, não haverá liberdade de se exercitar uma vocação, de modo a se especializar nisso, pois não há fundamento para se converter necessidade em liberdade, base para uma cultura conforme o Todo que vem de Deus. Isso é uma questão que o próprio Deus já conhecia de antemão.

4) Quando as sociedades se tornaram sedentárias, naturalmente surgiram as necessidades de especialização, pois a prosperidade depende que você lide permanentemente com as coisas - e, para isso, é necessário se especializar e povoar a terra, de modo a que o país seja tomado como se fosse um lar. As tribos de Israel se especializaram e se tornaram classes, pois cada uma desempenhou um papel importante, no processo de formação do Reino - como podemos ver na tribo de Levi, que se especializou no sacerdócio.

5) A passagem gradual da tribo, chefiada pelo juiz, até a monarquia está fortemente relacionada com a retomada da terra prometida e com a noção de que esta deve ser tomada como se fosse um lar, em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário