Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Por que o protestantismo estraga o conservadorismo? - Parte 3

Há quem me pergunte: Então, eles, os protestantes, não crêem em fraternidade universal? A quais ensinamentos e declarações de líderes e interpretações das escrituras você se refere?

Eu respondo:

1)  O fato de não acreditarem em fraternidade universal está relacionado ao fato de rejeitarem a autoridade da Igreja Católica. E isso começou com Lutero.

2) Além disso, eles pregam a sola fide - só a fé salva. Se você peca forte, você deve crer forte - e isso é insincero. E todos nós sabemos que fé sem obra é fé morta.

3) Se rejeitam a autoridade da Igreja, se pregam o livre exame da Bíblia, da forma como Calvino sugeriu, então eles restauram o senso de que todos têm direito a sua própria verdade, o que atenta contra a fraternidade universal. E a promoção da falsidade, da canalhice, começa quando se deixa de crer na fraternidade universal.

4)  Por rejeitarem a autoridade da Igreja, faziam interpretações particulares através do livre exame, e conservavam isso conveniente, pois eles rejeitavam a autoridade da Igreja - o que contrariava uma carta de São Pedro, pois isso é ir fora da conformidade com o Todo. 

5) Além disso, Santo Agostinho dizia: eu não poderia crer no Evangelho se não fosse por conta da autoridade da Igreja Católica. Pois Cristo é a esposa de Cristo e ele é a verdade.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 29 de maio de 2015 (data da postagem original).

Nenhum comentário:

Postar um comentário