Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2015

Dúvida de um leitor

1) Sr. José Octavio Dettmann, gostaria muito que se posicionasse em relação a uma questão prática, no intuito de entendê-lo: qual é a sua opinião sobre a Coréia do Sul? 

1) Ao meu ver, trata-se de um capitalismo de Estado, com promíscuas ligações do Chaebol (composto de grandes empresários) com o Estado - algo incompatível com um sistema democrático, tendo já inclusive extinguido lá recentemente um partido comunista, ao prender seu principal dirigente. O Partido já tem dois ministros da fazenda que abandonaram o cargo este ano por denúncias de corrupção. 

3) A Coréia do Sul não tem bases cristãs e possui uma das maiores taxas de aborto e suicídio do mundo. Lá, há censura na internet em matéria de política - e a presidente de lá assinou recentemente um acordo de cooperação em matéria de tecnologia da informação com o Brasil, coisa que está aos cuidados do ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, visando a políticas de "governança em internet". 

4) É que falam da Coréia do Sul sempre comparando com a Coréia do Norte, sempre exaltando aquela em detrimento desta, notadamente em relação ao desenvolvimento e educação (85% tem curso superior). Eles esquecem as diversas questões aqui colocadas, onde, ao meu ver, tanto uma quanto outra são farinha do mesmo saco,.

5) Isso precisa ser esclarecido, principalmente agora, visto que o Olavo de Carvalho está pregando a necessidade de um Estado fraco (pequeno), mas não mostra muito bem como fazer isto num sistema democrático, podendo ser tão utópico quanto o Estado forte dos comunistas, sobretudo nos moldes da Coréia do Sul. 

6) Esta questão de gastos do governo numa economia globalizada é, ao meu ver, um dos principais problemas mundiais, com as coisas se complicando com países como a China, a Coréia do Sul, e até mesmo EUA e Japão. 

7) Gostaria muito que me esclarecesse seu ponto de vista nestas questões, concluindo o que realmente acha especificamente em relação à Coréia do Sul, no intuito de conhecê-lo melhor.

De Róger Badalum


Nenhum comentário:

Postar um comentário