Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

A nobreza faz da monarquia uma nobre república

1) A monarquia se torna uma nobre república por conta da nobreza, que serve de classe intermediária entre a realeza e o povo.

2) Como os melhores da povo são escolhidos de modo a auxiliar alguém que recebeu mandato do Céu para reger o povo de tal maneira a que se tome o país como se fosse um lar em Cristo, então os membros da nobreza não sofrem dos problemas práticos decorrentes do casamento morganático, pois trazer para o seio da família reinante alguém que não tem preparo para a vida voltada a reger os assuntos da nação e do Estado é risco de conflito certo e até de divórcio. Nem todo mundo tem preparo para ser vitrine da nação 24 horas por dia - e isso exige preparo e vivência. Eis aí a necessidade de uma classe intermediária.

3) A nobreza tem em seu passado pessoas que serviram ao Estado - do exemplo de um ancestral nobre, estes aprendem os assuntos de Estado dentro de uma área particular. Por essa razão, é até natural que os membros da nobreza casem com membros da nobreza cujos ancestrais atuaram de maneira excelente em outros serviços de Estado - a tal ponto que vai ocorrer a situação em que haverá alguém da nobreza cujos ancestrais serviram em todos os postos do Estado, em algum lugar do passado. E é por conhecer todos os postos do Estado que este membro da nobreza pode vir a suceder naturalmente a realeza, quando a Casa Dinástica se extinguir.

4) Como a nobreza tem sua origem nos melhores do povo, eles não estão sujeitos ao problema do casamento morganático - por conta disso, o casamento de um nobre com alguém do estrado mais baixo distribui esse conhecimento, esse senso de servir ao país, a todos os membros do povo, pois o casamento é uma forma de chamar pessoas de classes menores a uma vocação mais elevada, fundada na conformidade com o Todo que vem de Deus.

5) Por conta desse distributivismo que se dá por força do casamento, a monarquia se torna uma nobre república, pois todos podem ser chamados a qualquer momento ser chamados a servir ao Rei - e esse chamado será um chamado do Céu, pois servir a um Rei é servir a Cristo, indiretamente.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário