Pesquisar este blog

domingo, 19 de agosto de 2018

Para algumas perguntas, certas respostas só podem ser respondidas na forma de exemplo (ou notas sobre a questão de ser diácono permanente)

1) Quando fazia crisma, um dos meus catequistas percebeu que eu tinha perfil para ser bom padre. Eu disse a ele que eu queria me casar. Ele disse que eu podia ser diácono permanente.

2) Durante muito tempo, eu tentava compreender o que significava ser diácono permanente. Tem momentos em que minha vida lembra a de Nossa Senhora: quando não compreendo algo, guardo no coração, pois ser que certas coisas só podem ser respondidas na forma de fatos, de exemplos concretos.

3) Neste domingo, veio um padre da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, do Vicariato de Jacarepaguá. Ele havia sido diácono permanente antes de ser padre: ele era casado e tinha filhos. Quando ficou viúvo, ele foi ordenado padre. Foi aí que encontrei a resposta aos meus anseios.

4) Hoje não tenho dúvidas: se por alguma razão ficar viúvo, então Deus quer que eu seja padre. E eu não direi não a Ele.

5) Por enquanto, eu não sou casado. Mas se eu for casado, espero que minha esposa me deixe ser diácono permanente. Eu serei dela até o dia em que a morte nos separar; depois disso, eu sou de Cristo, para todo o sempre.

6.1) Se ser padre significa ser pai, então eu preciso ser pai dos meus filhos antes de ser pai de muitos. Preciso ser um bom modelo de pai pros meus filhos, antes de ser pai de muitos.

6.2) Se meus filhos conhecerem esta história, então eles podem buscar o sacerdócio, pois verão em mim um exemplo de sacerdote doméstico antes de subir de nível, que é o de ser sacerdote de uma paróquia ou capela católica.

6.3) Trata-se de expandir-me por círculos concêntricos, por força do amor de Deus. Não posso ser padre se não tive em casa um berço católico. É preciso muito amor a Deus para fazer isso. Como não tive educação católica de berço, então essa vocação tende a vir tardia e a base de muita coisa já vivida, pois o que deveria ser-me ensinado não o foi.

José Octavio Dettmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário