Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Notas sobre a questão do conhecimento por presença - relatos da minha experiência pessoal

1) Como Deus é bom! Eu passei a semana passada estudando polonês de modo a conversar com o meu pároco na língua dele, mas acabei recebendo de Deus uma resposta a uma pergunta que estava em meu coração. Quando isso acontece, ela vem na forma de exemplo, um tipo de conhecimento fundado na presença de Cristo através da figura do padre ou de algum cristão virtuoso.

2) Eis o que dá imitar Nossa Senhora neste aspecto: quando há dúvidas, ponha-as no coração e deixe que Deus as responda - nem sempre as palavras dos homens respondem àquilo que é perguntado. Afinal, Deus fala através de palavras, fatos e coisas - o fato de haver conhecido um padre que havia sido diácono permanente é um atestado de conhecimento por presença - e isso leva a conservar sistematicamente a dor de Cristo, cujo memorial se dá na eucaristia.

3.1) O conhecimento por presença, fundado na evangelização pelo exemplo, é a forma mais eficaz de apostolado que há.

3.2) Quem não é rico no amor de si até o desprezo de Deus acabará conservando a dor de Cristo, pois esta é a medida mais sensata que há, uma vez que isto aponta para a realidade: de que devemos viver a vida em conformidade com o Todo que vem de Deus.

José Octavio Dettmann

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2018 (data da postagem original).

Matérias relacionadas:

http://blogdejoseoctaviodettmann.blogspot.com/2018/08/para-algumas-perguntas-certas-respostas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário