1) Estava eu vendo jogos no Steam e descobri um jogo baseado na mitologia eslava chamado The End of the Sun. Curioso, tratei de ver na wikipedia referências sobre o assunto.
2) Durante a análise, eu descobri algo interessante. O mundo seria uma grande árvore de carvalho. Na parte alta fica o reino de Nav, fundado no mundo imaterial. No meio, o Reino de Prav, que rege a relação entre o mundo imaterial, superior, e o mundo material, inferior (uma vez que inferno vem de inferus, do qual se deriva inferior). Na base do carvalho, no seu tronco, o reino de Yav, onde ficam as criaturas vivas.
3) Em polonês, prawo é a palavra para direito. E o direito positivo, se inspirado em Deus, acaba servindo de meio intermediário a ponto de a lei que se dá na carne de cada um nós se tornar uma realidade prática, um costume a ser observado, pois boas leis geram bons costumes.
4) Não sei se o professor William Bottazzini Rezende ensina mitologia romana, quando ensina latim. O estudo da mitologia ajuda muito no entendimento de uma língua, pois as coisas têm uma origem, uma razão de ser.
José Octavio Dettmann
Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário